Censura – Da ditadura à Atualidade

Censura- Da ditadura à Atualidade

Assim como na musica, teatro e outras formas de expressão a propaganda também sofreu com a censura durante o regime militar, a saída para esse problema foi a criação do CONAR- Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária, que em síntese é um código a ser seguido pelos publicitários em suas criações de modo a garantir a ética na propaganda protegendo concorrentes e consumidores.
Os anos de ditadura são marcados pela ênfase na moralidade e bons costumes, nesse contexto comerciais como o do absorvente sempre livre, protagonizado pela atriz Marília Pera era ofensivo, pois citava palavras como calcinha e ainda falava em algo que para os militares era muito perigoso, liberdade, mesmo que no caso, a liberdade fosse apenas a sensação que o absorvente garantia as mulheres. “Tire a roupa para quem você ama” da Ellus foi outro comercial que gerou muitas reclamações, afinal dois jovens se despindo enquanto mergulham em uma piscina era altamente imoral. Do mesmo modo um homem aparecendo de cueca, como no comercial da Hering pode incentivar mulheres a fazerem o mesmo.
Com o passar dos anos e as grandes mudanças sociais e culturais os argumentos para censurar uma propaganda também sofreram alterações, a ideia do politicamente correto é uma das mais atuantes neste sentido. Entretanto, os publicitários mais ousados aprenderam a usar a censura a seu favor de modo a provocar uma resposta do público. Nesse sentido temos, por exemplo, as propagandas de choque, como a Campanha Unhate da Benetton que foi censurada em muitos países, recebeu diversas críticas, mas também muitos admiradores e acabou por ser premiada na ultima edição do Cannes.
Além das propagandas de choque, os publicitários se aproveitam também da internet para fugir das recomendações do CONAR e continuar exibindo seus vídeos, pois bastam algumas exibições na TV, para o comercial ir para o Youtube, e então mesmo fora da televisão o comercial continua passando sua mensagem.
O que vale lembrar, desta discussão, é que sempre haverá algum tipo de censura, porém haverá também formas de lidar com ela, de maneira inteligente e lucrativa.

REFFERENCIAS
http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/censuraram-ate-o-absorvente-da-marilia-pera/
http://www.portaldocurimatau.com.br/
http://congressoemfoco.uol.com.br
http://www.pcom.com.br/blog/propaganda-de-choque/
http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/noticias/2011/12/02/Os-ditadores-cantam-brincam-e-rolam-na-areia.html

Equipe:

Jhonny Castanha

Mariana Santana

Merielen Doszanet

Rafaela Ferraz

Deixe um comentário